HERPES LABIAL

 

 

HERPES LABIAL    

 

 

A estirpe 1 do vírus do herpes simplex causa herpes labial, que geralmente se caracteriza por vesículas preenchidas por líquido que se formam na boca e à sua volta. A área infectada é frequentemente dolorosa e muito contagiosa, provocando a infecção pelo vírus do herpes a pessoas que entrem em contacto com a zona infectada. A maioria das pessoas contrai o vírus quando são crianças.

Um surto de herpes labial tende a ser muito desconfortável e pode levar tempo a curar. Se sofre de surtos regulares, tomar um medicamento antiviral pode ajudar a reduzir o tempo de recuperação, enquanto reduz a severidade dos sintomas.

 

Quais são as causas do herpes labial?

Quando contrai o vírus, ao início pode não demonstrar sintomas. A maioria das pessoas que contraem o vírus quando são crianças apenas começam a demonstrar sintomas quando atingem a adolescência. Mesmo que não demonstre sinais, o seu corpo nunca está completamente livre do vírus. Durante a vida de uma pessoa, o vírus do herpes simplex pode irromper e invadir a camada externa da pele, causando vesículas preenchidas por fluído.

 

Como posso ter apanhado o vírus?

Pode ter apanhado o vírus que causa o herpes labial por contacto directo com a zona da pele que tem sinais activos de herpes labial. O vírus é disseminado a partir do toque, mas beijar uma pessoa com sintomas activos é a forma mais comum de contrair o vírus. Por vezes os sintomas não são visíveis, especialmente no início do surto. Apesar de ser possível contrair o vírus na idade adulta, é mais provável que o contraia enquanto criança. O herpes genital é também causado pelo vírus do herpes simplex, mas é frequentemente causado pela estirpe 2 em vez da estirpe 1. Também é possível apanhar herpes labial ao fazer sexo oral a uma pessoa que demonstra sintomas de herpes genital activo.

Quais são os sintomas do herpes labial?

A primeira indicação de um surto é geralmente uma sensação de ardor, formigueiro ou comichão numa zona específica ou à volta da boca. Um ou dois dias depois, começam a aparecer os primeiros sinais de herpes labial, como vesículas vermelhas ou púrpura cheias de líquido em volta dos lábios ou nos cantos da boca. Após alguns dias estas tendem a fundir-se e a formar uma crosta amarelada, que sara dentro de duas semanas. As primeiras vezes que experiencia um surto serão mais dolorosas e desconfortáveis, mas eventualmente, estes tornam-se menos severos e os sintomas menos intensos.

Quais são os tratamentos para o herpes labial?

Não existe cura para o vírus do herpes, mas existem tratamentos disponíveis que podem ajudar a abrandar a fase activa do vírus e a diminuir o tempo de recuperação. Existem tratamentos em creme, como o Zovirax, que podem ser aplicados diariamente para aliviar os sintomas. Existem também medicamentos de prescrição que combatem o vírus directamente. Os tratamentos mais comuns são o Valtrex e o Famvir.

 

 

Gostou então compartilhe